© 2015 by PipeWay International.

  • Twitter Clean
  • Facebook Clean

CONTACT US:  1-877-359-4848

Perguntas Frequentes Relacionadas aos Pigs

01

O que é um 'Pig'?

 

PIGs são ferramentas que são inseridas dentro de um duto, e viajam dentro desta, movido pelo fluxo. São divididos em duas categorias: pigs de 'utilidades' - que performam funções como limpezas, separação ou drenagem no duto, e de inspeções dentro de linhas, ou simplesmente, ferramentas ‘ILI’ (In Line Inspecition). Às vezes referidos como ‘pigs’ inteligentes - que fornecem informação na condição da linha assim como a extensão e localização de quaisquer problemas.

02

Como surgiu o nome Pig?

Além de um acrônimo para Pipeline Inspection Gauge (traduzido em português como Bitola de Inspeção de Duto), o som feito pelo pig correndo por um duto lembra um som de porco. Isso é verdade especialmente sobre os pigs utilizados em limpeza.

03

Os Pigs são utilizados somente na indústria de óleo e gás?

 

Apesar da indústria de óleo e gás ter a principal demanda por pigs de espuma, muitas indústrias novas como redes municipais de água e saneamento, indústria de processamento, petroquímica, mineira e outras indústrias estão agora usando Pigs em seus dutos, tendo benefícios como economia de energia, fluxos melhorados, melhor controle de pressão, produtos de limpeza e economia de produtos.

04

05

Há quanto tempo os Pigs existem?

 

Há registros de que a primeira operação de pigamento ocorreu no ano de 1870, alguns anos depois que Colonek Drake descobriu óleo em Titusville, na Pensilvânia, nos EUA. Sendo verdade ou não, isto é um indício que os pigs já existem há um bom tempo. Para mais de metade de um século, os pigs consistiam em corpos de aço e borracha, ou couro com copos de uretanos e discos. Eles eram equipados com  escovas de arames, raspadeiras, lâminas de facas e outros dispositivos para aragem. Até 1960, a maior  parte de limpeza de dutos era limitada à indústria de óleo e gás. Quando o pig de espuma com formato de bala foi desenvolvido, era referido como Pig Polly por causa da espuma de poliuretano.

Com qual frequência um duto deveria ser inspecionado?

 

A frequência depende principalmente no conteúdo do duto. Alguns dutos de gás por exemplo nunca são pigados. Isso ocorre por causa da baixa quantidade de líquidos ou produtos de corrosão para serem retirados. Por outro lado, linhas de produção de óleo que podem sofrer danos com retenção de parafina, que deve ser controlada para a produção continuar. É difícil determinar uma orientação nisso, conforme a frequência deve ser específica para cada linha. A orientação para isso seria que um Pig é uma ferramenta valiosa para asseguramento do fluxo e uma decisão sobre a frequência de inspeção deveria ser tomada pelo operador baseando-se na análise do fluxo juntamente com especialistas em Pigs. Intervalos de inspeção deveriam ser baseados em discussões entre a gerência de integridade e os fornecedores de Pigs.